quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Escovando nosso amiguinho de 4 patas

Gostaria de falar um pouco sobre a escovação do pêlo de nossos amiguinhos, porque muita gente não escova, porque muita gente acha que o banho no pet vai retirar todos os nós e principalmente porque MUITA gente acha que só existe rasqueadeira no mundo.

Sei que o cãozinho não vem com um manual, mas se você optou por um animal de estimação em casa, pesquise antes e tenha ciência do mínimo possível da raça, como doenças comuns, tipo de pêlo, altura, peso, comportamento e tudo o mais. Sério pessoal, afinal você vestiria seu filho como uma menina ou sua filha como um menino? Porque então você vai tratar seu Golden como um Poodle ou seu Dálmata como um Yorkshire?

Assim como, porque você que tem cabelo cacheado vai usar um pente de dente fino no cabelo? Esta regra também se aplica a pelagem dos cães. Existe escova específica para cada tipo de pêlo, se você não conhece o pêlo do seu cão, logo você poderá usar a escova errada.

Escovar nossos amiguinhos é mais do que confortável para eles, é gratificante e ainda por cima auxilia na higiene e saúde do cãozinho. Através da escovação retirando os pêlos mortos você evita dermatite, proliferação de pulgas e consegue manter uma pele respirável do animal.

O motivo principal do post é evitar o uso incorreto da rasqueadeira, é porque já trabalhei em alguns lugares em que só tinha essa escova ou já ouvi gente falar que usando a escova de pinos eu estava sendo lenta demais. É nesse ponto que você diferencia quem entende do assunto de quem é somente dono.

Eu consigo perdoar um dono que não sabe que pente usar no seu cãozinho, mas não consigo levar em consideração um profissional que me limita somente ao uso da rasqueadeira. Como já ouvi no Animal Planet, é um pecado MORTAL. rsrsrs

Voltando a falar das pelagem canina, segue:

- Cães de pelagem curta, lisa, macia e sem subpêlo: Dobermanns marrons, Daschshunds e Fox Paulistinha.
Utilizaremos a luva de borracha.



- Cães de pelagem curta, lisa e com subpêlo: Beagle, Basset Hound, Basenjii, Dálmata, Weimaraner, Fila Brasileiro, Dobermann (preto e marrom), Dogue Alemão, Boxer e Pointer.
Utilizaremos a luva de borracha e a escova de cerdas macias.





- Cães de pelagem longa, semi longa, lisa e sedosa: Afghan Hound, Maltês, Yorkshire, Cocker Spaniel Inglês.
Utilizaremos escova de pinos e pente de aço.





- Cães de pelagem longa, semi longa, lisa e áspera: Lhasa Apso, Collie, Pastor Alemão, Pastor Belga, Chow Chow, Akita, Husky Siberiano, São Bernardo, Old English Sheepdog e Pequinês.
Utilizaremos rasqueadeira, escova de pinos e pente de aço.





- Cães de pelagem longa, semi longa, crespa e áspera: Poodle e Bichon Frise.
Utilizaremos rasqueadeira, escova de pinos e pente de aço.





- Cães de pelagem longa, semi longa, crespa e dura: Scottish Terrier, Fox Terrier pêlo duro.
Utilizaremos rasqueadeira e pente de aço.




Agora vale lembrar que  escovação do cãozinho deve ocorrer pelo menos 3 vezes na semana, mas caso seu animal tenha contato com areia e grama, o ideal é que a escovação seja diária e se possível, molhe o pêlo do animal antes da escovação, porque penteá-lo com o pêlo seco quebra os fios.

E por fim, o pente de aço auxilia na retirada de nós, mas caso esteja em excesso, leve seu amiguinho a um profissional.

Fonte: Djalma Vaz de Andrade (apostila)
Imagens: Google.

Comentários:

Postar um comentário